40 Contribuições pessoais para a sustentabilidade | Genebaldo Freire

Genebaldo Freire Dias

40 Contribuições pessoais para a sustentabilidade

Livro-1919. 40 contribuições para a sustentabilidade     2005, 42 p., livro

O que VOCÊ enquanto pessoa pode fazer em prol da sustentabilidade, independentemente dos governos, das empresas, das leis, dos contextos, dos tratados e tudo o mais? Esse livro foi uma resposta objetiva, prática e contundente. Inicia com o voto consciente e finaliza com a evolução espiritual.

Enumera 40 iniciativas que estão ao alcance das pessoas e que podem, atuando sinergicamente, significar possibilidades de mudanças.

Com reimpressões sucessivas, foi adotada por empresas e escolas.

Apresentação (original)

Reconhece-se que ainda predomina um quadro cruel de degradação ambiental, em todo o mundo.  Entretanto, a espécie humana está reagindo.  É inegável que nos últimos anos foram conquistadas muitas melhorias na sua relação com o ambiente.

 

A temática ambiental difundiu-se, criaram-se políticas específicas e as pessoas estão mais sensibilizadas sobre essas questões.

 

Entretanto, o que se faz, ainda é insuficiente para produzir as mudanças de rumo necessárias para evitar a insustentabilidade.

 

Cada vez mais, sabemos que a solução para os graves problemas ambientais que se apresentam, depende de cada um de nós.  Nenhuma Lei vai mudar as coisas, nenhuma ONU, nenhum Governo ou instituição.

 

Isso só vai mudar quando cada um internalizar a necessidade dessa mudança e, fizer a sua parte A transformação deve acontecer em nível individual, interior.

 

Esse livreto traz um conjunto de sugestões de ações individuais. Se cada vez mais pessoas cooperarem, estaremos mais próximos de um ambiente mais saudável e de uma sociedade mais justa.

 

Isto é possível. Afinal, somos parte da geração que percebeu os desafios sócio-ambientais e iniciou a busca de soluções.

 

Comentário   (original)

 

Esse livro surgiu para dar uma resposta. De tanto ouvir falar “o que eu posso fazer diante de tantas desgraças ambientais ? ”, resolvemos reunir um conjunto de sugestões de atitudes-decisões pessoais que podem contribuir para as mudanças que se fazem necessárias, independentemente de governos, leis e outros.

 

Sobre o autor

Bacharel, Mestre (M.Sc) e Doutor (PhD) em Ecologia pela UnB, autor de 19 livros sobre a temática ambiental; tem 43 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista. É o autor brasileiro mais citado nos processos de Educação Ambiental.

Em 2013-2016 cerca de 20 mil pessoas assistiram às suas palestras, conferências e oficinas (oficinestras) em todo o Brasil e no exterior. Com abordagens atuais, inovadoras e instigantes vem promovendo a sensibilização de pessoas em eventos em universidades, empresas e comunidades, a respeito dos cenários e desafios socioambientais postos à sociedade humana. Estimula a ampliação da percepção, sugerindo novas práticas, decisões, atitudes e hábitos que resgatem e criem novos valores sintonizados com a sustentabilidade socioambiental.



Copyright © 2015 Genebaldo.com.br
Desenvolvido por GB Sites Brasília - Criação de sites DF