Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental

Livro 20 - Atividades Interdisciplinares 2 ed

20. Atividades interdisciplinares de EA     2006, 224 p., 2ª.ed., livro

Evolução da primeira edição. As práticas foram atualizadas e ampliadas.

50 práticas inovadoras de Educação Ambiental sobre temas atuais, contextualizadas com procedimentos e discussões.

A sustentabilidade, a ética e os valores humanos permeiam todas as atividades propostas.

Texto da orelha do livro

Não conseguiremos resolver os graves problemas de insustentabilidade socioambiental atuais com as mesmas práticas educacionais que os geraram. Não podemos “ensinar” aos jovens as mesmas inutilidades que nos passaram. O processo de Educação Ambiental requer práticas inovadoras, capazes de ampliar a percepção, promover o senso crítico e autocrítico, resgatar valores  e produzir mudanças.

O autor propõe 50 práticas multi e interdisciplinares, sobre temas atuais, contextualizando-as e sugerindo procedimentos e discussões. Há um tratamento cuidadoso sobre a sustentabilidade, a ética e os valores humanos.

                  Apresentação (original)

Passaram-se 15 anos desde a primeira edição deste livro. O mundo mudou e os desafios sócio-ambientais se tornaram mais evidentes.

Nesse período o Brasil tornou-se potência ambiental mundial. Dentre 175 países somos o 11o. colocado na classificação da pesquisa tri-anual das universidades de Columbia e Yale, Estados Unidos (Índice de Sustentabilidade Ambiental Global). .

Desenvolvemos a nossa Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99, em anexo, comentada) e avançamos muito em gerenciamento dos recursos naturais.

Na Educação Ambiental formal, entretanto, os avanços foram tímidos. As(os) professoras(es) ainda encontram muitas dificuldades para acesso à formação ambiental e a recursos instrucionais especializados.

Os recursos destinados à Educação continuam sendo mal aplicados. Escolas sucateadas e educadoras(es) mal remuneradas(os) ainda são uma realidade.

É nesse contexto ainda desfavorável que apresento esta nova edição, totalmente reformulada. Na verdade, atendo a apelos de colegas e de instituições que reclamavam da dificuldade de encontrar referências com essas características: a prática da EA.

 

Dentre os temas desenvolvidos destacam-se:

    • Características e qualidade do habitat humano
    • Exame do modelo de desenvolvimento
    • Padrões de produção e consumo
    • Qualidade da informação
    • Consumo consciente

§  Crescimento populacional

    • Preservação do patrimônio histórico-cultural
    • Ética, democracia, sustentabilidade e agenda positiva

Os temas são desenvolvidos de forma analítica e crítica, sustentando-se na experimentação. Objetiva sensibilizar as pessoas acerca das realidades sócio-ambientais do seu mundo. Busca examinar desafios e identificar alternativas de soluções.

O marco referencial adotado é a Lei 9795/99 que instituiu no Brasil a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como as orientações da Diretoria de Educação Ambiental do MEC e do Ministério do Meio Ambiente. Segue também as recomendações da Diretoria de Educação Ambiental do IBAMA (A Educação no processo de Gestão Ambiental).

O livro deve ser utilizado, simultaneamente, por diversos professores(as) de diferentes disciplinas de uma mesma série. O seu uso é multi e interdisciplinar. Deve fluir entre as aulas de diferentes regentes, em diferentes momentos.

Recebam esta obra como mais uma humilde contribuição ao processo de EA que vocês já desenvolvem.

Sucesso na sua missão evolucionária.

Muito obrigado.

Genebaldo Freire Dias

Sumário

Parte I – Percebendo elementos do Habitat Humano

01. Percebendo a cidade como um tipo especial de ecossistema.

02. Existe fauna urbana ?

03. O pão e outros seres vivos.

04. A Flora Urbana

05. O comportamento da árvore

06. Sentindo a Terra

07. Observando fenômenos naturais

08. Medindo parâmetros ambientais

09. Vida urbana ou vida rural?

10. Avaliando os serviços essenciais da nossa cidade

11. Percebendo do alto

12. A maquete das instalações da escola real e da escola ideal

13. A pizza do orçamento do município

14. A palavra do profissional

15. A população da cidade

16. O consumo e a dependência da energia elétrica

17. Como eram os brinquedos?

Parte II  Qualidade Ambiental no Habitat Humano

Qualidade do Ar

18. As farmácias como indicadores de qualidade ambiental

19. Os postos de saúde e os hospitais como indicadores

20. Bioindicadores – os sinalizadores da natureza

21. Avaliando a qualidade do ar

22. O fumo, a degradação da qualidade do ar e a saúde

23: Medindo a poluição atmosférica causada pelos carros.

24. Detectando os efeitos do uso de combustíveis fósseis

25. Comparando a poluição causada por diferentes combustíveis

 

Qualidade da Água

 

26. De onde vem a água que bebemos

27. Examinando a qualidade da água que bebemos

28. Pequenos pingos, grandes gastos

29. Exposição para o Dia Mundial da Água (22 de março)

 

30. Em sua cidade tem uma Unidade de Conservação?

31. A carta escrita em 2090

     Qualidade Sonora

32. Preservação da qualidade sonora

Qualidade da Informação

33. Pesquisando a qualidade da informação

34. O Jornal do dia.

 

Vegetação, Solo e Vida

35. Conhecendo as plantas medicinais

36. Vai vegetação vem erosão

37. Arborizando certo

38. Quantas árvores são necessárias para produzir os nossos livros?

39. A luz da vida

40. A seqüência da vida

Conservação do Patrimônio Histórico-Cultural local

41. Memória Viva

42. Percebendo as mudanças pelas imagens

43. Identificando o patrimônio histórico-cultural local

Proteção Ambiental

44. Conhecendo um RIMA

45. Visitando indústrias limpas

Expressão Artística

46. As artes da Natureza

Parte III   Expressões  da  Sustentabilidade

47. O orçamento do tempo

48. Agenda positiva

49. Aprendendo a votar certo

50. Como nasce um paradigma (modelo)

Anexos

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