Educação e Gestão Ambiental | Genebaldo Freire

Genebaldo Freire Dias

Educação e Gestão Ambiental

Livro-2222. Educação e gestão ambiental     2010, 118 p., livro

Comentário do autor

Em 2005 publicamos um livreto intitulado “Ecos de um Projeto de Educação Ambiental”, para circulação interna na Universidade Católica de Brasília, reunindo os resultados do Projeto de Educação Ambiental que ali desenvolvemos a partir de maio de 1999.

 

O livreto mostrava como um projeto de Educação Ambiental impulsionou a incorporação de práticas de Gestão Ambiental, na instituição.

 

Mostrava o diagnóstico, o Marco Referencial, a construção da Política Ambiental da instituição e o desenvolvimento de uma nova cultura de responsabilidade sócio-ambiental, por meio da adoção progressiva de práticas diversificadas que visavam o ajustamento das atividades às premissas da sustentabilidade.

 

O diagnóstico permitiu identificar os problemas e as prioridades. Foram estabelecidos os objetivos e as estratégias. Seguiram-se os processos de sensibilização, implantação das atividades estruturais e a avaliação, conduzida por meio da nomeação de indicadores.

 

Com uma tiragem reduzida – apenas um mil exemplares -, rapidamente o livreto tornou-se motivo de disputas. Com freqüência recebíamos pedidos de empresas, universidades, centros de estudos e profissionais da área sócio-ambiental.

 

Não tínhamos a pretensão de escrever sobre Gestão Ambiental, mas fomos convencidos que essa experiência precisava ser  socializada.  Afinal, implantou-se, na verdade, um sistema simplificado de Gestão Ambiental, por meio de um Projeto de Educação Ambiental e os seus resultados foram considerados excelentes.

 

Em que pese não ser o objetivo do projeto, a universidade teve um retorno (lucro) de 240 mil dólares/ano, por conta da redução do seu passivo ambiental, redução em seus gastos (energia elétrica, água, combustível, equipamentos, compras e outros) e ampliação da sua mídia espontânea e melhoria da sua imagem institucional.

 

Com recursos limitadíssimos e muitas vezes, alguns boicotes incompreensíveis, ainda foi demonstrado que é possível produzir as mudanças que tanto desejamos.

 

Dessa forma, apresentamos esse trabalho, como um simples estudo de caso, e uma humilde contribuição à difusão da aplicabilidade dos processos de Educação e Gestão Ambiental, como elementos indutores de transformação evolucionária da sociedade humana.

 

       SUMÁRIO

 

Apresentação

1. Introdução

          a. Histórico

2. Justificativa

3. A concepção do PEA

          3.1. O que é o PEA-UCB

          3.2. Objetivos

          3.3. Marco Referencial

          3.4. A Gestão Ambiental

          3.5. Estrutura

4. Metodologia

5. Características do PEA – UCB

6. Resultados do PEA-UCB

          6.1. O Diagnóstico sócio-ambiental

          6.2. A realização dos Seminários de Sensibilização

          6.3. Acolhida aos Calouros

          6.4. Ambientação do Campus

          6.5. Atração de aves silvestres

          6.6. Controle biológico da população de pombos e ratos

          6.7. Central de Reuso

          6.8. Coleta Seletiva

                         Justificativa

                         Benefícios da reciclagem

                         Operacionalização

                         Papéis, metais, plásticos e vidros

                         Baterias de celulares e pilhas

          6.9.   Compostagem

          6.10. Conservação de Energia

          6.11. Conservação da Qualidade Sonora

          6.12. Corpo de Voluntários

          6.13. Encontro de Educadores Ambientais do DF

          6.14. Ilha da Sucessão

          6.15. Parcerias e Interações intra e extra-institucional

          6.16. Participação em eventos e atendimentos de demandas externas

          6.17. Política Ambiental da UCB

          6.18. Preciclagem

          6.19. Prêmio UCB de EA

          6.20. Produção de recursos Instrucionais

          6.21. Racionalização do Uso da Água

          6.22. Redução do Consumo de Combustíveis Fósseis

          6.23. Replantio de espécies nativas

          6.24. Transplante de árvore: um símbolo

7. Custos e Benefícios do PEA

           7.1. Benefícios indiretos

           7.2. Despesas Demandadas pelo PEA

           7.3 .Receitas Catalisadas pelo PEA

8.  Indicadores

9.  Resumo executivo

10. Avaliação e Prospectivas

11. Referências Bibliográficas

Sobre o autor

Bacharel, Mestre (M.Sc) e Doutor (PhD) em Ecologia pela UnB, autor de 19 livros sobre a temática ambiental; tem 43 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista. É o autor brasileiro mais citado nos processos de Educação Ambiental.

Em 2013-2016 cerca de 20 mil pessoas assistiram às suas palestras, conferências e oficinas (oficinestras) em todo o Brasil e no exterior. Com abordagens atuais, inovadoras e instigantes vem promovendo a sensibilização de pessoas em eventos em universidades, empresas e comunidades, a respeito dos cenários e desafios socioambientais postos à sociedade humana. Estimula a ampliação da percepção, sugerindo novas práticas, decisões, atitudes e hábitos que resgatem e criem novos valores sintonizados com a sustentabilidade socioambiental.



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