20. Atividades interdisciplinares de EA 2006, 224 p., 2ª.ed., livro
Evolução da primeira edição. As práticas foram atualizadas e ampliadas.
50 práticas inovadoras de Educação Ambiental sobre temas atuais, contextualizadas com procedimentos e discussões.
A sustentabilidade, a ética e os valores humanos permeiam todas as atividades propostas.
Texto da orelha do livro
Não conseguiremos resolver os graves problemas de insustentabilidade socioambiental atuais com as mesmas práticas educacionais que os geraram. Não podemos “ensinar” aos jovens as mesmas inutilidades que nos passaram. O processo de Educação Ambiental requer práticas inovadoras, capazes de ampliar a percepção, promover o senso crítico e autocrítico, resgatar valores e produzir mudanças.
O autor propõe 50 práticas multi e interdisciplinares, sobre temas atuais, contextualizando-as e sugerindo procedimentos e discussões. Há um tratamento cuidadoso sobre a sustentabilidade, a ética e os valores humanos.
Apresentação (original)
Passaram-se 15 anos desde a primeira edição deste livro. O mundo mudou e os desafios sócio-ambientais se tornaram mais evidentes.
Nesse período o Brasil tornou-se potência ambiental mundial. Dentre 175 países somos o 11o. colocado na classificação da pesquisa tri-anual das universidades de Columbia e Yale, Estados Unidos (Índice de Sustentabilidade Ambiental Global). .
Desenvolvemos a nossa Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99, em anexo, comentada) e avançamos muito em gerenciamento dos recursos naturais.
Na Educação Ambiental formal, entretanto, os avanços foram tímidos. As(os) professoras(es) ainda encontram muitas dificuldades para acesso à formação ambiental e a recursos instrucionais especializados.
Os recursos destinados à Educação continuam sendo mal aplicados. Escolas sucateadas e educadoras(es) mal remuneradas(os) ainda são uma realidade.
É nesse contexto ainda desfavorável que apresento esta nova edição, totalmente reformulada. Na verdade, atendo a apelos de colegas e de instituições que reclamavam da dificuldade de encontrar referências com essas características: a prática da EA.
Dentre os temas desenvolvidos destacam-se:
- Características e qualidade do habitat humano
- Exame do modelo de desenvolvimento
- Padrões de produção e consumo
- Qualidade da informação
- Consumo consciente
§ Crescimento populacional
- Preservação do patrimônio histórico-cultural
- Ética, democracia, sustentabilidade e agenda positiva
Os temas são desenvolvidos de forma analítica e crítica, sustentando-se na experimentação. Objetiva sensibilizar as pessoas acerca das realidades sócio-ambientais do seu mundo. Busca examinar desafios e identificar alternativas de soluções.
O marco referencial adotado é a Lei 9795/99 que instituiu no Brasil a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como as orientações da Diretoria de Educação Ambiental do MEC e do Ministério do Meio Ambiente. Segue também as recomendações da Diretoria de Educação Ambiental do IBAMA (A Educação no processo de Gestão Ambiental).
O livro deve ser utilizado, simultaneamente, por diversos professores(as) de diferentes disciplinas de uma mesma série. O seu uso é multi e interdisciplinar. Deve fluir entre as aulas de diferentes regentes, em diferentes momentos.
Recebam esta obra como mais uma humilde contribuição ao processo de EA que vocês já desenvolvem.
Sucesso na sua missão evolucionária.
Muito obrigado.
Genebaldo Freire Dias
Sumário
Parte I – Percebendo elementos do Habitat Humano
01. Percebendo a cidade como um tipo especial de ecossistema.
02. Existe fauna urbana ?
03. O pão e outros seres vivos.
04. A Flora Urbana
05. O comportamento da árvore
06. Sentindo a Terra
07. Observando fenômenos naturais
08. Medindo parâmetros ambientais
09. Vida urbana ou vida rural?
10. Avaliando os serviços essenciais da nossa cidade
11. Percebendo do alto
12. A maquete das instalações da escola real e da escola ideal
13. A pizza do orçamento do município
14. A palavra do profissional
15. A população da cidade
16. O consumo e a dependência da energia elétrica
17. Como eram os brinquedos?
Parte II Qualidade Ambiental no Habitat Humano
Qualidade do Ar
18. As farmácias como indicadores de qualidade ambiental
19. Os postos de saúde e os hospitais como indicadores
20. Bioindicadores – os sinalizadores da natureza
21. Avaliando a qualidade do ar
22. O fumo, a degradação da qualidade do ar e a saúde
23: Medindo a poluição atmosférica causada pelos carros.
24. Detectando os efeitos do uso de combustíveis fósseis
25. Comparando a poluição causada por diferentes combustíveis
Qualidade da Água
26. De onde vem a água que bebemos
27. Examinando a qualidade da água que bebemos
28. Pequenos pingos, grandes gastos
29. Exposição para o Dia Mundial da Água (22 de março)
30. Em sua cidade tem uma Unidade de Conservação?
31. A carta escrita em 2090
Qualidade Sonora
32. Preservação da qualidade sonora
Qualidade da Informação
33. Pesquisando a qualidade da informação
34. O Jornal do dia.
Vegetação, Solo e Vida
35. Conhecendo as plantas medicinais
36. Vai vegetação vem erosão
37. Arborizando certo
38. Quantas árvores são necessárias para produzir os nossos livros?
39. A luz da vida
40. A seqüência da vida
Conservação do Patrimônio Histórico-Cultural local
41. Memória Viva
42. Percebendo as mudanças pelas imagens
43. Identificando o patrimônio histórico-cultural local
Proteção Ambiental
44. Conhecendo um RIMA
45. Visitando indústrias limpas
Expressão Artística
46. As artes da Natureza
Parte III Expressões da Sustentabilidade
47. O orçamento do tempo
48. Agenda positiva
49. Aprendendo a votar certo
50. Como nasce um paradigma (modelo)
Anexos