26. Dinâmicas e instrumentação para a EA 2010, 208 p., livro
RELEASE
As atividades de Educação Ambiental sugeridas nesse livro têm a intenção de promover a ampliação da percepção sobre os cenários e desafios sócio-ambientais da atualidade e do futuro.
Examinam as causas dos principais problemas ambientais, as conseqüências das nossas decisões, hábitos e atitudes, e sugerem alternativas para estilos de vida menos impactantes e mais harmoniosos.
Investigam de modo crítico e analítico as formas de exploração dos recursos naturais, os padrões de produção e consumo, o estilo de vida e os mecanismos de alienação para que tudo continue dessa forma.
São 33 dinâmicas e 22 montagens de equipamentos que podem tornar a prática da Educação Ambiental mais atrativa, dinâmica, lúdica, inovadora e renovadora.
Utiliza uma linguagem simples e objetiva, e enriquece as explicações de procedimentos com fotografias e diagramas.
Abrangem temas diversos como desenvolvimento de sociedades sustentáveis, consumo consciente e consumismo, alienação, responsabilidade social, mudança climática global, créditos de carbono, interpretação de trilha urbana, sensopercepção, egocentrismo, acessibilidade, preconceitos, ética e corrupção, atitudes pessoais e reverência à vida, dentre outros.
Trata-se de um valioso instrumento para subsidiar a prática da Educação Ambiental a todos aqueles que desenvolvem atividades nessa área, em qualquer nível de ensino e/ou setor.
Sumário
PARTE I Dinâmicas para a EA
- 1. Dinâmica dos Sistemas
- 2. Dinâmicas do Sol
a. O Sol na palma da mão (3)
b. Reverência ao Sol (4)
5. Dinâmicas da Gravidade
a.Alinhando-se à Lei Natural (6)
b.O impacto do caminhar (7)
8. O Pé de Consumo
9. A doença é essencial ao lucro
10. Nossas percepções denunciadas pelos peixes
11. Nossas percepções denunciadas pelo folclore
12. Chuvisco nos dedos, tempestade no peito
13. Transplante de árvore
14. Ouvindo a circulação da árvore
15. Repertório de estratégias de sobrevivência
16.A equação da sustentabilidade
17. Sustentabilidade e valores humanos
18. O círculo de ombros
19. Hidrografia e circulação sanguínea
20. Andando sobre as copas das árvores
21. Confiando na visão emprestada
22. Mensagem para as próximas gerações
23. Reunião do Conselho não-humano
24. ETs examinando Human@s
25. Acompanhando a degradação de resíduos
26. Créditos de Carbono do seu município
27.Atitudes pessoais que contribuem para a adaptação às mudanças
climáticas globais
28. Medindo as contribuições pessoais ao aquecimento global
29. A brincadeira séria das charges ambientais
30. Exercícios de simulações ambientais
31. O desafio das cadeiras
32. Interpretação ambiental em trilha urbana
33. Destralhando-se
PARTE II Instrumentação para a EA
34.Ilha da Sucessão
35.Sementeca
36.Cocoteca
37.Labirinto
38.Caixa do Mamífero Predador
39 Antropolixo
a. Visitando uma das catedrais do consumo (40)
b. Examinando a ideologia das propagandas (41)
c. Água Virtual: quanto de água para produzir algo? (42)
43. O quebra-cabeças da cidade com planejamento e gestão ambiental
44. Representação do modelo de desenvolvimento sustentável
45. Autobiografia de uma árvore
a. “Eu sou uma árvore” (46)
47. A casa das sensações
48. A revelação da flor
49. O bicho humano no ZOO
50. Central de Reuso
51. Folha não é lixo – Compostagem
52. Implantando a Preciclagem
53.Construindo painéis de analises
a. O Indice de Desenvolvimento Humano – IDH
b. O Índice de vulnerabilidade ambiental às mudanças climáticas
O programa brasileiro para enfrentar as mudanças climáticas
globais
54. O Narcisômetro
55. O alerta dos círculos
III.Referências bibliográficas
Anexos
Posfácio
Apresentação (original)
A degradação ambiental é produto do analfabetismo ambiental, acoplado ao egoísmo e à ganância, regada a imediatismo e materialismo e emoldurada pela ignorância. Alimenta-se de um modelo econômico que percebe o ambiente apenas como recursos a serem transformados em negócios e lucros.
A Educação Ambiental tem sido vista como um processo capaz de contribuir para mudar esse quadro. Entretanto, as suas práticas estacionaram em um repertório exaustivamente repetido onde fatalmente constam o lixo, a coleta seletiva, as hortas, a economia de água e energia elétrica, poluição e muitas desgraças ambientais. Ainda se sugerem atividades de EA centradas nos “elementos” água, terra, fogo e ar, tão insuficientes ao nosso tempo quanto a idéia de compreender o mundo dividindo-o em pedacinhos, afastando-se da visão do todo.
Tais estratégias demonstraram, ao longo do tempo, a sua ineficácia para sensibilizar as pessoas a ponto de promover mudanças efetivas.
As atividades de Educação Ambiental sugeridas nesse livro, resultado de uma década de experimentação, têm a intenção de contribuir para a promoção de práticas inovadoras capazes de promover a ampliação da percepção sobre a complexidade das principais questões sócio-ambientais.
Examinam de modo crítico e analítico as formas de exploração dos recursos naturais, os padrões de produção e consumo, o estilo de vida e os mecanismos de alienação para que tudo continue assim.
Revelam os desafios da sustentabilidade ao promover a percepção das causas e das conseqüências das nossas decisões, hábitos e atitudes, e identificam formas de viver menos impactantes e mais harmoniosas.
Traz sugestões para a execução de 33 dinâmicas e 22 montagens de equipamentos que podem tornar a prática da Educação Ambiental mais atrativa, dinâmica e lúdica.
Não estão acabadas. Isso é papel de quem vai aplicá-las (e por conhecer as suas realidades locais, sabe mais do que ninguém adotar os ajustes de adequação necessários).
Então! Vamos substituir o pessimismo do pensamento pelo otimismo da ação?
Sucesso na sua missão evolucionária.
O Autor