Dinâmicas e Instrumentação para a Educação Ambiental

Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental

26. Dinâmicas e instrumentação para a EA     2010, 208 p., livro

RELEASE

As atividades de Educação Ambiental sugeridas nesse livro têm a intenção de promover a ampliação da percepção sobre os cenários e desafios sócio-ambientais da atualidade e do futuro.

Examinam as causas dos principais problemas ambientais, as conseqüências das nossas decisões, hábitos e atitudes, e sugerem alternativas para estilos de vida menos impactantes e mais harmoniosos.

Investigam de modo crítico e analítico as formas de exploração dos recursos naturais, os padrões de produção e consumo, o estilo de vida e os mecanismos de alienação para que tudo continue dessa forma.

São 33 dinâmicas e 22 montagens de equipamentos que podem tornar a prática da Educação Ambiental mais atrativa, dinâmica, lúdica, inovadora e renovadora.

Utiliza uma linguagem simples e objetiva, e enriquece as explicações de procedimentos com fotografias e diagramas.

Abrangem temas diversos como desenvolvimento de sociedades sustentáveis, consumo consciente e consumismo, alienação, responsabilidade social, mudança climática global, créditos de carbono, interpretação de trilha urbana, sensopercepção, egocentrismo, acessibilidade, preconceitos, ética e corrupção, atitudes pessoais e reverência à vida, dentre outros.

Trata-se de um valioso instrumento para subsidiar a prática da Educação Ambiental a todos aqueles que desenvolvem atividades nessa área, em qualquer nível de ensino e/ou setor.

Sumário

PARTE I   Dinâmicas para a EA

  1. 1.     Dinâmica dos Sistemas
  2. 2.     Dinâmicas do Sol

    a. O Sol na palma da mão (3)

    b. Reverência ao Sol (4)

5.  Dinâmicas da Gravidade

               a.Alinhando-se à Lei Natural (6)

               b.O impacto do caminhar (7)

8. O Pé de Consumo

9.  A doença  é essencial ao lucro

10. Nossas percepções denunciadas pelos peixes 

      11. Nossas percepções denunciadas pelo folclore

12. Chuvisco nos dedos, tempestade no peito

13. Transplante de árvore 

14. Ouvindo a circulação da árvore

15. Repertório de estratégias de sobrevivência

16.A equação da sustentabilidade

17. Sustentabilidade e valores humanos

18. O círculo de ombros

19. Hidrografia e circulação sanguínea

20. Andando sobre as copas das árvores

21. Confiando na visão emprestada

22. Mensagem para as próximas gerações

23. Reunião do Conselho não-humano

24. ETs examinando Human@s

25. Acompanhando a degradação de resíduos

26. Créditos de Carbono do seu município

      27.Atitudes pessoais que contribuem para a adaptação às mudanças

           climáticas globais

      28. Medindo as contribuições pessoais ao aquecimento global

29. A brincadeira séria das charges ambientais

30. Exercícios de simulações ambientais

      31. O desafio das cadeiras

32. Interpretação ambiental em trilha urbana

33. Destralhando-se

PARTE II   Instrumentação para a EA

34.Ilha da Sucessão

35.Sementeca

36.Cocoteca

37.Labirinto

38.Caixa do Mamífero Predador

39 Antropolixo

               a. Visitando uma das catedrais do consumo (40)

               b. Examinando a ideologia das propagandas (41)

               c. Água Virtual: quanto de água para produzir algo? (42)

43. O quebra-cabeças da cidade com planejamento e gestão ambiental

44. Representação do modelo de desenvolvimento sustentável

45. Autobiografia de uma árvore

      a. “Eu sou uma árvore” (46)

47. A casa das sensações

48. A revelação da flor

49. O bicho humano no ZOO

50. Central de Reuso

51. Folha não é lixo – Compostagem

52. Implantando a Preciclagem

53.Construindo painéis de analises

      a. O Indice de Desenvolvimento Humano – IDH

           b. O Índice de vulnerabilidade ambiental às mudanças climáticas

           O programa brasileiro para enfrentar as mudanças climáticas

          globais

      54. O Narcisômetro

      55. O alerta dos círculos

III.Referências bibliográficas

Anexos

Posfácio

                                                   Apresentação (original)

A degradação ambiental é produto do analfabetismo ambiental, acoplado ao egoísmo e à ganância, regada a imediatismo e materialismo e emoldurada pela ignorância. Alimenta-se de um modelo econômico que percebe o ambiente apenas como recursos a serem transformados em negócios e lucros.

A Educação Ambiental tem sido vista como um processo capaz de contribuir para mudar esse quadro. Entretanto, as suas práticas estacionaram em um repertório exaustivamente repetido onde fatalmente constam o lixo, a coleta seletiva, as hortas, a economia de água e energia elétrica, poluição e muitas desgraças ambientais. Ainda se sugerem atividades de EA centradas nos “elementos” água, terra, fogo e ar, tão insuficientes ao nosso tempo quanto a idéia de compreender o mundo dividindo-o em pedacinhos, afastando-se da visão do todo.

Tais estratégias demonstraram, ao longo do tempo, a sua ineficácia para sensibilizar as pessoas a ponto de promover mudanças efetivas.

As atividades de Educação Ambiental sugeridas nesse livro, resultado de uma década de experimentação, têm a intenção de contribuir para a promoção de práticas inovadoras capazes de promover a ampliação da percepção sobre a complexidade das principais questões sócio-ambientais.

Examinam de modo crítico e analítico as formas de exploração dos recursos naturais, os padrões de produção e consumo, o estilo de vida e os mecanismos de alienação para que tudo continue assim.

Revelam os desafios da sustentabilidade ao promover a percepção das causas e das conseqüências das nossas decisões, hábitos e atitudes, e identificam formas de viver menos impactantes e mais harmoniosas.

Traz sugestões para a execução de 33 dinâmicas e 22 montagens de equipamentos que podem tornar a prática da Educação Ambiental mais atrativa, dinâmica e lúdica.

Não estão acabadas. Isso é papel de quem vai aplicá-las (e por conhecer as suas realidades locais, sabe mais do que ninguém adotar os ajustes de adequação necessários).

Então! Vamos substituir o pessimismo do pensamento pelo otimismo da ação?

Sucesso na sua missão evolucionária.

O Autor

Rolar para cima
Rolar para cima