Educação Ambiental – princípios e práticas 10ª.Edição, 2023

Educação Ambiental – princípios e práticas 10ª.Edição, Gaia SP, 2022, 509 p

Para sermos como temos sido e fazermos o que temos feito, sem nos atentarmos para as consequências dos nossos atos, obviamente vivemos uma falha de percepção.

O processo de Educação Ambiental pode despertar a sensibilidade das pessoas e torná-las mais atentas aos seus limites e vulnerabilidades, promovendo novas decisões, atitudes e sentimentos de pertinência e gratidão pela vida.

Este livro reúne os principais fundamentos teóricos da Educação Ambiental (histórico, marcos referenciais legais, princípios, metodologias e técnicas) e apresenta exemplos de aplicações práticas. Tudo o que se precisa para a elaboração de projetos e de outras atividades da área.

Estamos como estamos porque somos como somos. Vivemos uma grande falha de percepção. Deixamos de escutar nossos instintos ancestrais de autopreservação. É hora de acordarmos desse sono secular de inconsciência e repetição de erros.

Iniciemos primeiro uma revolução interior que nos torne melhores do que temos sido e sigamos – como seres harmônicos, dotados de leveza e gratidão – corrigindo nossas escolhas e atitudes. O processo de Educação Ambiental pode contribuir efetivamente para o enfrentamento deste desafio: a construção de uma sociedade mais sintonizada com a essência da vida.

Um exemplo disso é o processo de reflorestamento mostrado nas fotos de Sebastião Salgado que compõem a capa desta edição. Mais de 608 hectares de
Mata Atlântica foram reconstituídos e hoje são preservados na ReservaParticular de Patrimônio Natural Fazenda Bulcão, sede do Instituto Terra, no
município de Aimorés (MG). O contraste entre as fotos – a primeira tirada em 2001, e a segunda, em 2013 – nos acende a chama da esperança e da
renovação.

Este é o relançamento de um clássico da literatura ambientalista brasileira, agora atualizado, revisto e ampliado.

Rolar para cima
Rolar para cima