Projeto de Educação Ambiental da UCB

Livro 11 - PEA.livreto.55

11. Projeto de Educação Ambiental da UCB     2000, 14 p., livreto

Esse livreto foi produzido especialmente para o Projeto de Educação Ambiental da UCB, por meio da Diretoria de Programas Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão da UCB.

Tod@s @s calour@s e funcionàri@s que entravam na UCB assistiam a uma palestra do Prof.Genebaldo. Nessa ocasião esse livreto era distribuído.

Continha 55 sugestões de contribuições individuais para a sustentabilidade. Atos simples do cotidiano das pessoas que podiam contribuir para melhorar o quadro de degradação sócio-ambiental vigente.

Esse livreto teve tiragens sucessivas e por cinco anos foi distribuído também em ações de extensão da UCB por meio dos seus vários projetos de intervenção na sociedade. Algumas empresas chegaram a publicá-lo sob licença autoral para distribuir aos seus colaborador@s.

Veja uma parte da introdução do livreto:

Reconhece-se que ainda predomina um quadro cruel de degradação ambiental, em todo o mundo. Entretanto, as pessoas estão reagindo. É inegável que nos últimos anos a sociedade humana buscou melhorias na sua relação com o ambiente. A temática ambiental difundiu-se, criaram-se políticas específicas e as pessoas estão mais sensibilizadas sobre essas questões. Entretanto, o que se faz ainda é insuficientes para produzir as mudanças de mentalidade que se fazem necessárias.

Cada vez mais, sabemos que a solução para os graves problemas ambientais que se apresentam depende de cada um de nós. Somente quando cada um internalizar a necessidade dessa mudança e fizer a sua parte poderemos alcançar as mudanças de percepção em nossas relações com o ambiente e conosco. Ao final de cada dia, ao colocarmos nossa cabeça sobre o travesseiro, devemos ter dado a nossa contribuição individual efetiva”.

Esse trabalho serviu de base para mais tarde publicar o livro “40 Contribuições para a sustentabilidade” que será visto adiante.

Deixe uma resposta

Rolar para cima