Fogo, desafios e sonhos

Fogo, desafios e sonhos

27. Fogo, desafio e sonhos     2010, 30 p., caderno

Caderno infantil, em preto e branco, com desenhos primais de Ilnar  Moreira Gomes e texto do Prof. Genebaldo. Produzido para o ser utilizado nas ações de prevenção do Prevfogo-IBAMA por meio do seu Programa de Educação Ambiental. Utilizado em oficinas de formação de professor@s, lideranças comunitárias e outros, em todo o País.

Apresentação (original)

O crescimento das emissões de gases de efeito estufa provocou as mudanças climáticas.

Por sua vez, a mudança global do clima produz vulnerabilidade social, econômica, política e ambiental, em todo o mundo.

Tais vulnerabilidades, traduzidas por ameaças a segurança alimentar, aumento de doenças, pragas, secas e inundações, dentre outras, requer, respostas adaptativas imediatas, somente possíveis por meio de cooperação entre diversos setores da sociedade humana.

Os esforços internacionais se concentram na promoção da redução das emissões dos gases de efeito estufa, envolvendo a melhoria de desempenho e a redução de consumo de combustíveis fósseis, o uso de formas complementares de produção de energia, o combate ao desperdício, ao desmatamento, às queimadas e incêndios florestais, dentre outros.

No Brasil, como em muitas outras partes do mundo, o fogo na vegetação representa um grave problema cuja solução requer a cooperação de diversas áreas.

Nesse sentido, a atuação sistêmica do Prevfogo, não se insere apenas como um elemento de combate e prevenção de incêndios florestais, mas como um promotor de qualidade de vida, de proteção aos sistemas que asseguram a vida na Terra, e de contribuição efetiva às estratégias globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais.

Afinal, cada hectare de queimada e incêndio florestal evitado é uma contribuição objetiva à redução das emissões dos gases-estufa.

O presente material didático integra os esforços do Prevfogo em promover o processo de Educação Ambiental necessário para estimular a percepção e provocar mudanças de hábitos, atitudes e decisões em prol da sustentabilidade.

Genebaldo Freire Dias

Deixe uma resposta

Rolar para cima